Especializado é a palavra mais utilizada por brasileiros no LinkedIn em 2016
‘Responsável’ que liderava o ranking desde 2013 caiu para a 5ª colocação.
Publicado originalmente em G1.
A palavra ‘especializado’ foi a mais utilizadas pelos internautas brasileiros no LinkedIn durante o ano de 2016. Este é o quarto ano que a plataforma divulga a lista das ‘buzzwords’ brasileiras e foi a primeira vez que o termo chegou ao topo do ranking.
“Empresas e candidatos buscam uma melhor combinação de cultura e valores. Para que isso aconteça, é necessário que as pessoas se descrevam de forma verdadeira e espontânea, evitando palavras e frases que já viraram lugar comum”, afirma Fernanda Brunsizian, gerente sênior de comunicação do LinkedIn para América Latina.
‘Responsável’ que liderava o ranking desde 2013 caiu para a 5ª colocação.
A iniciativa faz parte de uma campanha global que acontece sempre em janeiro para incentivar as pessoas a completarem seus dados e usarem uma linguagem natural ao descrever suas funções e habilidades.
Veja o ranking das ‘buzzwords’ brasileiras em 2016:
- Especializado
- Líder
- Estratégico
- Focado
- Responsável
- Com experiência
- Inovador
- Apaixonado
- Criativo
- Excelente
Anos anteriores
No ano passado, o ranking ficou assim: responsável, liderança, estratégico, sólida experiência, criativo, planejamento estratégico, extensa experiência, apaixonado e motivado.
Desde 2013, ‘responsável’ liderava a lista. Na pesquisa de 2012, a palavra mais usada foi ‘experimental’, já em 2011, o termo foi ‘multinacional’.
O LinkedIn possui mais de 467 milhões de usuários no mundo, sendo 27 milhões no Brasil.